Adicionar canal teste do Inkscape

Douglas Fiedler
Olá.

Estou com uma dificuldade aqui. Migrei para o Debian, que até agora está sendo uma delícia mexer nele. Mas ficar sem certos recursos do Inkscape 0.48 é tortura, já que só tem o 0.47 e não atualiza.

Não quero instalar manualmente.

Queria adicionar a versão teste do inkscape, no site só mostra como adicionar canal pra ubuntu.

Na internet encontrei vários tutoriais, mas o debian não está reconhecendo o comando add-apt-repository.

Então queria um canal que fosse compatível com meu Debian Squeeze.

$ uname -a
Linux dognew-note 2.6.32-5-686 #1 SMP Sun May 6 04:01:19 UTC 2012 i686 GNU/Linux

$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Debian
Release: 6.0.5
Codename: squeeze

Abaixo cópia do meu source.list

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.0 _Squeeze_ - Official Snapshot i386 LIVE/INSTALL Binary 20110112-01:36]/ squeeze main

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.0 _Squeeze_ - Official Snapshot i386 LIVE/INSTALL Binary 20110112-01:36]/ squeeze main

# Mirros de segurança
deb http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian-security/ squeeze/updates main contrib non-free
#deb http://security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free
#deb-src http//security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free

#Debian Squeeze updates
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze-updates main contrib non-free
#deb-src ftp://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze-updates main contrib non-free

#Mirros oficiais
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
#deb http//linorg.usp.br/debian/ squeeze main contrib non-free
#deb ftp://ftp.us.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
#deb-src ftp://ftp.us.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free

#Proposed updates
#Added by software-properties
deb http://ftp.br.debian.org/debian squeeze-proposed-updates main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian squeeze-proposed-updates main contrib non-free

#Backports
deb http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main contrib non-free
#deb-src http://backports.debian.org/debian-backports squeeze-backports main contrib non-free

#Debian Unofficial - http://debian-unofficial.org/
#Para a chave gpg, execute o comando: aptitude install debian-unofficial-archive-keyring
#deb http://unofficial.debian-maintainers.org/ squeeze main contrib non-free restricted
#deb-src http://unofficial.debian-maintainers.org/ squeeze main contrib non-free restricted

#Mirro kernel
#deb ftp://mirrors.kernel.org/debian/ squeeze main contrib non-free
#deb-src ftp://mirrors.kernel.org/debian/ squeeze main contrib non-free

#Mirros multimidia
#Para a chave gpg, execute o comando: aptitude update && aptitude install debian-multimedia-keyring && aptitude update
#deb-src http://www.debian-multimedia.org/ squeeze main

#Opera
#Para a chave gpg, execute o comando: wget -O - http://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add -
#deb http://deb.opera.com/opera/ squeeze non-free
#deb-src http://deb.opera.com/opera/ squeeze non-free

# INICIO DogNew:

# Devido não encontrar repositorio, comentei todas as linhas referente a http://http.us.debian.org

# VirtualBox
# Estava falhando entao comentei, depois resolvo.

# INICIO: Google repositorio
#Para a chave gpg, execute o comando: wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
# FIM: Google repositorio

#Mesa digitalizadora Genius

# FIM DogNew

--
www.dognew.com.br

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Douglas Fiedler
Esse procedimento também não funciona...

# aptitude update
# aptitude -t experimental -r install inkscape

--
www.dognew.com.br

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Helio S. Ferreira
A versão testing já tem o .48.
No seu sources.list na seção undantes, substitua squeeze por testing.
Depois faça aptitude update. Depois aptitude install inkscape.

Feito a instalação, altere novamente o sources.list.

Hélio José S. Ferreira

  Quer GIMP?

Em 19 de junho de 2012 18:43, Hélio José Santiago Ferreira <[hidden email]> escreveu:
A versão testing já tem o .48.
No seu sources.list na seção undantes, substitua squeeze por testing.

Seção undantes??? Qual linha é essa?

  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Douglas Fiedler
Acho que entendi...

Acessei pelo browser analisei a estrutura de pasta e coloquei... porém não consegui atualizar o ink sem que o debian sem remover uma penca de pacotes, incluindo openoffice, panel e lá vai bordoada. Quero ver a inhaca que vai dar. Rs.

Tá baixando uns 1.8 GB.

Hoje quando eu executei o comando apt-get install inkscape (mais cedo, antes da sua dica Hélio) o debian pediu permissão pra remover pacotes obsoletos e o besta aqui deixou. Qual foi o meu prazer qdo cheguei no serviço e liguei o note. kkk Cadê o network-manager-gnome???? Já que eu não queria ficar brincando de fazer conexão pelo terminal, tive que usar um dos computadores da escola e baixar o network-manager-gnome via wget for rWindows.

Assim que terminar essa atualização toda e reiniciar que irei saber... kkk

Com isso eu aprendo. Rs

  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Douglas Fiedler
O resultado foi maravilhoso! Não pôde ser concluído devido a dependências mal resolvidas, eu já tinha resolvido algumas, mas já estava no horário de fechar a escola, então não tinha como eu ainda ficar brincando.

Salvei as marcações do synaptic. E, assim que cliquei em desligar e apareceu a tela com as opções pra encerrar sessão, já percebi.... com certeza o ambiente gráfico não ia carregar mais... no lugar das palavras estavam os famosos quadradinhos. kkk

O resultado foi o esperado. Em casa o sistema não carregava, os problemas eram muitos, não daria pra ficar reparando manualmente, ia demorar muito, fiz backup dos poucos arquivos que eu tinha e comecei a formatação com o debian netinstall, mais uma vez me atrapalhei na tela de definir qual participação ia ficar com o gerenciamento do boot e, é claro, perdi o boot do rWindows 7 (Vai me fazer tanta falta... tô até chorando. Rs).

Ainda pego o jeito desse netinstall, falta treino. Mas pelo menos comprovei uma coisa, o debian netinstall é melhor do que a iso que tenho do debian. Tinha uns 3 failed na inicialização, um deles do nfs-commom (acho). Na instalação do netinstall não há um único failed na inicialização sistema em relação aos itens failed.

Tentei fazer novamente sua dica, Hélio, mas logo percebi que iria acontecer tudo novamente. Pelo menos começou igual. Mas com uma internet de 300KBps (Net Tv a Cabo) não teria como eu brincar novamente com isso.

Pensando um pouco arrisquei fazer uma pesquisa e descobri que é possível sem muita complicação.

Pode-se adicionar o repositório do Ubuntu sem problemas no Debian. Somente lembrando de desativar após usar.

Fontes:

PPA's do Ubuntu para o Squeeze é a Lucid e para o Wheezy é a Oneiric.

Depois de seguir as instruções do site do Inkscape o Inkscape-devel  já aparece no meu synaptic, porém não consigo instalar devido as dependências.

Então eis meu novo problema.

inkscape-devel:
 Depende: libmagick++2 (>=7:6.5.7.8) but it is not installable
 Depende: libmagickcore2 (>=7:6.5.7.8) but it is not installable

Já verifiquei e já tenho instalado:

libmagick++3 (8:6.6.0.4-3+squeese3)
libmagickcore3-extra (8:6.6.0.4-3+squeese3)
libmagickwand3 (8:6.6.0.4-3+squeese3)
libmagickcore3 (8:6.6.0.4-3+squeese3)

Pelo que vejo é superior ao solicitado pelo inkscape-devel.

E agora amigos?

Quem poderá me ajudar?   °^O^°

--
www.dognew.com.br

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Angelo Benetti
Tenta instalar os pacotes -dev desses citados.

Abs

  Quer GIMP?

Em 20 de junho de 2012 21:11, Angelo Benetti <[hidden email]> escreveu:
Tenta instalar os pacotes -dev desses citados.

Como instalo pacotes antigos sem substituir os atuais e ainda assim vincular com inkscape-devel?

  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Douglas Fiedler
Pessoal.... ainda não tive êxito qto a instalação do Inkscape-devel 0.48 no Debian.

Alguém pode me dar uma dica? Desde já agradeço.

Em 20 de junho de 2012 23:46, Douglas Fiedler <[hidden email]> escreveu:
[...]

  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Gilbert Salanger

Instalando via PPA no Ubuntu
Podemos fazer a instalação do Inkscape 0.48 no Ubuntu através de um repositório PPA
(dica do blog Unixmen). Para isso, basta ir até o terminal e digitar os seguintes comandos:
$ sudo add-apt-repository ppa:ricotz/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install inkscape

  Quer GIMP?

Em 22 de junho de 2012 15:54, Gilbert Salanger <[hidden email]> escreveu:

[...]

Certo. Só que isso é no Ubuntu... estou no Debian squeeze.

Consegui fazer com que apareça o Inkscape no meu synaptic graças a ter acrescentado o repositório do ubuntu, porém ao instalar ele fala que não tenho as bibliotecas do magick++2, porém já verifiquei e tenho magick++3, ou seja, superior.

É esse último caso que não estou conseguindo.

  Quer GIMP?

Re: Adicionar canal teste do Inkscape

Helio S. Ferreira
Desculpe, é Seção update. Edite o arquivo em algum editor de texto.

Hélio José S. Ferreira

  Quer GIMP?

Em 22 de junho de 2012 16:24, Hélio José Santiago Ferreira <[hidden email]> escreveu:
Desculpe, é Seção update. Edite o arquivo em algum editor de texto.

Qual linha, Hélio? Segue abaixo meu source.list.

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.2.1 _Squeeze_ - Official i386 NETINST Binary-1 20110628-13:01]/ squeeze main

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.2.1 _Squeeze_ - Official i386 NETINST Binary-1 20110628-13:01]/ squeeze main

# DogNew: Repositorios US

#deb http://http.us.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free
#deb-src http://http.us.debian.org/debian/ squeeze main contrib non-free

#deb-src http://security.debian.org/ squeeze-updates main contrib non-free

#Added by software-properties
#deb-src http://http.us.debian.org/debian/ squeeze-updates main contrib non-free

# DogNew: FIM Repositorios US

#deb http://security.debian.org/ squeeze/updates main
deb-src http://security.debian.org/ squeeze/updates main

# squeeze-updates, previously known as 'volatile'
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze-updates main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ squeeze-updates main

#Debian Testing
# deb http://ftp.br.debian.org/debian/ testing main contrib non-free

#Repositorio Ubuntu

# INICIO: Google repositorio
#Para a chave gpg, execute o comando: wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -
#deb http://dl.google.com/linux/deb/ stable non-free
# FIM: Google repositorio

# DogNew: Bluefish
# para add gpg, depois de apt-get update já com a linha abaixo, no terminal digite: apt-get install wgdd-archive-keyring
#deb http://debian.wgdd.de/debian squeeze main contrib non-free

# DogNew: Firefox

  Quer GIMP?

Em 22/06/2012, às 16:28, Douglas Fiedler <[hidden email]> escreveu:

[...]

Aqui comente todas as linhas. Para comentar basta adicionar # antes da linha. Você deverá fazer isto como usuário root, é o super usuário, o administrador do sistema.

#Debian Testing
# deb http://ftp.br.debian.org/debian/ testing main contrib non-free

Aqui bastar retirar # desta linha. Você deve fazer isto como usuário root.

#Repositorio Ubuntu

Comente esta linha também. Sugiro não usar este repositório.

Feito isso, de na linha de comando: aptitude update. Depois aptitude install inkscape.
Você também pode usar o synapitic, que é o instalador de pacotes do Debian. Aí não tem nada de linha de comando.

Não esqueça de desfazer as alterações que você fez.