RES: Re: CMKY

1234

RES: Re: CMKY

MIB Data - Weder Iglesias
Meu chapeu q discussao mais nada haver.. Meu.. cmyk nao tem nada haver com soft ... acho q o amigo se empolgou com seu amor pelo open eheeheh isso acontece.. Abraco a todos..

Enviado do meu celular Nokia

Fwd: RES: Re: CMKY

Ricardo Jorge B. Guimarães
Concordo com o que já falou o Luciano Lorenço
Tecnicamente, sou um adepto do modelo da Adobe, por isso prefiro o uso de paginadores para fechar publicações: pagemaker, indesign e scribus - todos trabalham nativamente com o cmky, no fechamento.
Portanto, dá para usar Inkscape e/ou Gimp > Scribus

De: MIB Data - Weder Iglesias <[hidden email]>
Data: 14 de junho de 2012 16:51
Assunto: [Inkscape Brasil] RES: Re: CMKY
Para: Comunidade Inkscape Brasil <[hidden email]>

wrote:

> [...]
>
> Duart Artes Gráficas - www.duartinfo.com
> Tel.: 21 - 3681-4236 / 3760-2159 / 9401-7960

Ricardo Jorge Borges Guimarães
My profile in Google+
Use Ubuntu

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Claudio Duarte Grafica
Ok. Muito obrigado pela resposta.
Muita paz pra todos

De: MIB Data - Weder Iglesias <[hidden email]>
Data: 14 de junho de 2012 16:51
Para: Comunidade Inkscape Brasil <[hidden email]>

wrote:

> [...]

Duart Artes Gráficas - www.duartinfo.com
Tel.: 21 - 3681-4236 / 3760-2159 / 9401-7960

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Gustavo Benedito Reis Costa
Sei o que é CMYK e sei que é para a imprensa, mas as gráficas tbm quer os formatos CDR, AI e PSD? Ela não consegue viver sem elas. AFF!

Quanto mais tablets, menos papéis, salva mais o meio ambiente, muito melhor! Adianta ter bilhões de livros e revistas feitos de papéis se já têm livros e revistas virtuais nos tablets e nos notebooks?

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Cezar Farias
OFF TOPIC --- CHEGA!

Em 14 de junho de 2012 17:20, Gustavo Benedito Reis Costa <[hidden email]> escreveu:
[...]

[hidden email]
www.facebook.com/cezar.farias
Porto Alegre-RS

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Jonathas Jackson
eu não vou querer polemizar, mas a moderação vez ou outra precisa dar um parecer ou fechar/excluir um tópico, eu conheço a postura louvável do grande valéssio, de não censurar e essas coisas, mas infelizmente nem sempre podemos contar com o BOM senso de terceiros.
eu já iniciei um treta aqui e isso não farei mais uma vez, porém vou deixar um recado a alguns comentários acima, ta afim de bater contra o mercado profissional e tentar abolir o Cmyk? blz! mto obrigado! mais clientes insatisfeitos vão chegar para os bons profissionais.
.
e outra quem trabalha com design gráfico sabe, que a gráfica acrescenta as bobagens do arquivo no orçamento, ou seja nas costas do cliente. FIKDIK.

quanto ao tópico , existe um solução pra o problem inkscape+cmyl , eu criei com "sucesso" um pdf-x com o inkscape usando a impressora postscript virtual AdobePDF, que faz parte do pacote acrobat reader, infelizmente a licença lá no trabalho expirou e não pude continuar os testes e quem sabe enviar diretamente pra gráfica , como em casa eu só uso opensource eu to sem poder continuar os testes.

[...]

Deviantart Profile:
http://pretojackson.deviantart.com/

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Daniel Monteiro

Ok, assunto encerrado.

Daniel Monteiro
( sent from my Android phone )

On Jun 14, 2012 5:25 PM, "Cezar Farias" <[hidden email]> wrote:
[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Daniel Monteiro

Eu publico como PDF. Nada mais simples - o pessoal da gráfica nunca desconfia que eu usei Ubuntu. Mas concordo que podiam aceitar SVG (apesar do suporte do Corel ser sofrível e o do Illustrator ser apenas decente), mas o mundo ainda temos muito a evoluir...

Daniel Monteiro
( sent from my Android phone )

On Jun 14, 2012 5:21 PM, "Gustavo Benedito Reis Costa" <[hidden email]> wrote:
[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Leon Prado
caramba gente.... neguinho viaja muito!!!! e só uma coisa, alem do ja dito "CMYK é como o ar q você respira" ele também não é coisa de corel rs.... o corel eh triste nesse campo... ele eh coisa da adobe.... ela detém os padrões q se comunicam entre software e maquina e por isso mesmo só ela consegue ter fidelidade de cor na impressão ...
mas parece q agora o RGB tb ta virando coisa da adobe... vcs viram o adobe Edge... se não me engano ele ta cumprindo a promessa que o ink tinha feito pra 2012....
quanto mais eu trabalho mais eu me decepciono com os SLs .... mas ainda tenho esperança q um dia eles vao se tornar uma alternativa viável e receber investimentos pra brigar com mais força ..
mas difícil mesmo vai ser alguém conseguir superar um empresa que investe a anos nessa área e não só isso, mas investe com qualidade eficiência e boa comunicação com seu publico. Porque não basta ter o recurso no programa, ele tem q estar ao seu alcance... e no conjunto adobe, vc se pergunta "será q existe tal possibilidade, deixa eu ver... se tiver vai ser por aqui" e 'vualá', você acha o que procurava....

LEON PRADO
tel: (61) 8488.4007 / 3427.3363
site: http://leonprado.rom232.com.br

2012/6/14 Daniel Monteiro <[hidden email]>

[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Daniel Monteiro

A diferença é que a Adobe existe a mais tempo e ele coloca grana e foco de pessoal nisso. Doar grana p/ SL ajuda, mas o programador precisa de tempo (que em geral a grana ajuda a comprar). Mas como ja foi dito, o formato SVG não prevê isso (acreditando no que foi dito na lista), então seria o caso de sugerir um novo padrão ao SIG que cuida dele ou sugerir o feature numa nova versão. Eu devia ter deixado o assunto morrer? Me parece uma discussão relevante e que ganhou um vies construtivo...

Tendo uma nova versão de SVG, tudo muda de figura (trocadalho do carilho...).

Daniel Monteiro
( sent from my Android phone )

On Jun 14, 2012 6:02 PM, "leon prado" <[hidden email]> wrote:
[...]

tel: <a href="tel:%2861%29%208488.4007" value="+16184884007" target="_blank">(61) 8488.4007 / 3427.3363
[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Sidney
Sobre o RGB x CMYK, segue um link muito bom:
http://www.fernandopaes.ppg.br/blog/2010/03/04/rgb-e-cmyk-o-que-sao-e-quando-usa-los/

Como muitos já observaram aqui, *sempre* tive problemas em relação conversão cmyk com SL. É doloroso por enquanto (pelo menos pra um programador web). Por isso, no momento, deixei de buscar alternativas em SL ou técnicas complexas adicionais.

Felizmente, conheci uma gráfica online que aceita JPEG RGB e fazem a conversão. Assim, faço tudo no ink, converto pra jpeg e envio pra eles, explicando a arte no pedido e solicitando a conversão.

A qualidade de impressão da gráfica citada é excelente (indicada por um amigo meu que entende do assunto pois trabalha há anos como arte-finalista em gráfica) e os preços diferem 2 ou 3 reais (a mais) em relação às gráficas online mais "famosas" mas o frete via sedex sai pela metade do que as outras cobram. O verniz local também é ótimo e com excelente acabamento. O site e o sistema de atendimento são muito bons também.

PORÉM, como por enquanto só fizemos dois pedidos com eles dessa forma (2.000 cartões simples + 1.000 tags com verniz + 1.000 cartões simples + 1.000 cartões com verniz local frente e verso), vou esperar chegar o próximo. Se vier novamente com a mesma ótima qualidade que os outros, farei questão de postar aqui o nome da gráfica, caso alguém mais esteja tendo dificuldades na conversão.

Obs: não, não me pagaram e nem sabem que estou falando deles aqui. Mas acho útil compartilhar esse tipo de experiência, assim como as ruins também, para que todos tenhamos alguma referência quando precisarmos escolher/mudar de gráfica, se preciso.

Atenciosamente,
Sidney Lins

"
Pois as suas [qualidades] invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis;" (Rom. 1:20)

Em 14 de junho de 2012 18:44, Daniel Monteiro <[hidden email]> escreveu:

[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Luciano Lourenço
Caras.... no Linux usem o CMYK Tools, vc pode abrir o SVG nelçe, sim ele suporta abrir SVG e depois é so escolher o Perfil que quer indexar e exportar a imagem normalmente, funfa e funfa bém caras.... ;)

Fica aqui minha dica...

Em 16 de junho de 2012 16:13, Sidney <[hidden email]> escreveu:
[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Sidney
Luciano, obrigado pela sugestão. Mas já usei, compilando o fonte e, se nao me engano, uma versao .deb também. Ele abre o arquivo mas dá erro na hora de importar qualquer imagem... o negócio de cmyk em sl é 'brabo'.

Resumindo: já usei o cmyk tools, já fiz com o phatch, já fiz com o scribus (que por sinal torna bem trabalhoso o fechamento [e não funcionou] se os tutoriais que encontrei estavam corretos!), já fiz pelo convert em linha de comando, já tentei até o xsara e um outro que me fugiu o nome agora, já pesquisei mundos e fundos, já recorri a todos os métodos que recomendaram, mas sempre acabei tendo erros nas impressões e quando enviei os arquivos convertidos para uma análise na gráfica onde um amigo trabalha ele confirmou que havia variações nas cores realmente.

Minha última e única esperança, que parece promissora mesmo, é a extensão do Jonatã. Espero muito que dê certo, mas sei que ele tem pouco tempo pra investir. Mas enfim, essa eu aguardo com expectativa.

Abraço.

Atenciosamente,
Sidney Lins

"

Em 16 de junho de 2012 17:34, Luciano Lourenço <[hidden email]> escreveu:
[...]

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Aurélio A. Heckert
2012/6/16 Luciano Lourenço <[hidden email]>:
> [...]
> suporta abrir SVG e depois é so escolher o Perfil que quer indexar e
> exportar a imagem normalmente, funfa e funfa bém caras.... ;)

Olá caras,

O GIMP 2.8 pode exportar TIFF e JPEG em CMYK.

Estou no Debian Testing, possivelmente vcs encontram
esses mesmos pacotes no Ubuntu experimental:
gimp gimp-data-extras gimp-gap gimp-gmic
gimp-help-en gimp-plugin-registry gimp-ufraw
icc-profiles icc-profiles-free
(GIMP completão)

Então, os passos que fiz agora:
 1 no Inkscape, exporte para PNG
 2 abra o PNG no GIMP
 3 abra o menu editar > preferências
 4 entre em gerenciamento de cores
 5 defina o perfil CMYK e outras opções que te interessar
 6 abra o menu imagem > separate > Separate (icone CMYK)
 7 Marque o que te interessar e dê OK
 8 Uma nova imagem será criada com 4 camadas
    (você pode fazer ajustes nos canais se quiser)
 9 abra o menu imagem > separate > Export...
 10 selecione o perfil de cor e formato lá em baixo.
 11 Salve!

Pessoal das gráficas, testem o TIFF CMYK criado
com esse procedimento e nos dêem feedback!

Hasta!
 Aurium

--
Aurélio A. Heckert  http://SoftwareLivre.org/aurium
Coop. de Tecnologias Livres: http://Colivre.coop.br

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Leon Prado
..... mas trabalhar em cmyk q eh o mais importante que eh bom nada.. mas ta avançando...
outra coisa, Sidney ... cara... vc tem uma boa grafica online? a ultima que usei me decepcionou barbaramente !!!!! a ponto de eu fazer eles me devolverem o dinheiro com o produto ja na minha casa....
por favor nao se esqueça de passar o contato .....

Em 16 de junho de 2012 20:25, Aurélio A. Heckert <[hidden email]> escreveu:
> [...]

 11 Salve!

Pessoal das gráficas, testem o TIFF CMYK criado
com esse procedimento e nos dêem feedback!

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Leon Prado
outra coisa... dependendo da qualidade da grafica vc enviar o arquivo em jpg ou vetor, vai fazer diferença. portanto, mesmo mandando em rgb mande como um pdf que eh melhor...
e mais outra...
receber arquivos em rgb quase toda gráfica faz... o problema não é esse. o problema eh a fidelidade de cores.. vc saber q o que vc ta vendo na tela vai sair no resultado final impresso... mas enfim... quem não tem cão cassa com gato.

Em 16 de junho de 2012 22:36, leon prado <[hidden email]> escreveu:
[...]

tel: <a href="tel:%2861%29%208488.4007" value="+556184884007" target="_blank">(61) 8488.4007 / 3427.3363
> [...]

 11 Salve!

Pessoal das gráficas, testem o TIFF CMYK criado
com esse procedimento e nos dêem feedback!

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Sidney
Aurélio, ótima dica. Já até tenho o 2.8 aqui mas não sabia que exportava. Vou testar depois. Obrigado por compartilhar.

Leon, nenhuma gráfica online com as quais trabalhei aceita rgb, essa realmente foi a única. Quanto à fidelidade de cores, a mim agradou o que fizeram, mas não faço trabalhos que exigem alta precisão de cores. Se você precisa, talvez não seja uma boa ideia e não sei lhe dizer até que ponto as cores estão fiéis ou não, não tenho parâmetros pra te falar isso.

Semana que vem eu posto aqui o nome da dita cuja.

Atenciosamente,
Sidney Lins

"

Em 16 de junho de 2012 22:40, leon prado <[hidden email]> escreveu:
> [...]

 11 Salve!

Pessoal das gráficas, testem o TIFF CMYK criado
com esse procedimento e nos dêem feedback!

  Quer GIMP?

A grande questão - Re: Fwd: RES: Re: CMKY

federico vazquez
Coleg@s,

Antes de mais nada, uso Linux para produzir tudo o que faço desde 2000.

A questão de fundo não é quem tem CMYK ou não. Pois quem tem CMYK não é
software, é papel. E quem perecebe é o olho.

Comecei a trabalhar com serigrafia em 1989, depois fui pra gráfica,
passei fotolitagem para serigrafia, tive oficina de silk, trabalhei nas
primeiras franquias no Brasil de plotagem (Sign Express 1995) - de
recorte e impressão, em redação de jornais e revistas, internet e
comecei usando Windows 3.1, corel 1.1, pagemaker 3 e vendendo filme em
poliester para gráficas, impressos em HP Laser (1991), e desde 1996
produzo para a internet e audiovisual em Linux.

A pergunta é: Sabemos o que é RGB ou CMYK? Como eles funcionam na
prática? e principalmente: como incide a luz nessa construção de cores e
como nossos olhos os percebem?

O ano era de 2005. Montei a minha empresa com o objetivo de ser 100%
soft livre. Um dos entrevistados para para ser design era um garoto que
tinha recém trabalhando em um campanha política de um partido
progressista. Envolvido com juventude militante e tec. Pensei, esse é o
cara. Talento a flor da pele e convivções políticas. :), e meljor ainda:
estudante de produção gráfica do SENAI.

Pensei: tenho tudo! O cara é questionador, envolvido com lutas (pois
eramos uma empresa voltada para terceiros setor e movimentos sociais) e
ainda faz senai. pronto, acertei na pinta.

Começou a trabalhar conosco e a primeira coisa que fez foi inicializar
no dual boot e instalar todos aqueles programas comumente usados.
Deixei, beleza, vamos convencendo. Mas passou um mês e nada de se
convencer. Segundo mês, provocamos um pouco mais. Apertei que queria os
trabalhos em formatos abertos e plataformas abertas. Resposta: mas Fred,
lá no SENAI a gente só usa Photoshop e Indesign.

Na hora perguntei: mas o SENAI só te ensina a apertar botão? Ou você tem
a pálida idéia do que é MORÉ (não sei se escreve assim ,mas quando se
escaneia uma impressão e ocorre a reticulação da reticula),
quadricromia, cmyk, raio, diâmetro, área, paicas, etc....

Ele: - claro que ensinam isso.

Eu: então, você não precisa só destes soft. Você pode usar qualquer um.
E como a emrpesa tem politica de fortalecer o uso de SL, amanhã formata
tudo e instala ai Linux, a distro que você quiser, e os demais pacotes.
Customize para seu uso.

Ele: e os arquivos feitos?

Eu: acharemos a forma de acessá-los.

Hoje ele trabalha em uma agência grande, que atende um grande partido, e
é fera em Blender.

Resumo: A pergunta do Claudio é pertinente sim, e não deve ser tomada
como provocação ou mal vontade. Deve ser acolhida, entendida como
processo cultural e respondida com paciência, ainda que seja a mesma
resposta. E sempre sabendo que o advento do computador acostumou as
pessoas acharem que tudo se resolve em um click. Alguém desta lista usou
letra SET? Transfer para retículas? fez pasteup em gráfica? e arte final
em cartão especial onde devia-se usar a cor azul para não aparecer as
marcações no fotolito e tudo finalizado a mão com nanquim? Solicitou
letras/palavras tipo helvética e etc para finalizar no pasteup? Bom,
isso tudo está nos aplicativos/pacotes/softewares que usamos. Mas
esquecemos como são realmente.

Este texto é longo pois quero mostrar que no ano que se realiza a
Rio+20, comemoro 20 anos de uso de computador para a produção gráfica ,e
que tive a sorte de passar em todas as aŕeas possiveis de produção gráfica.

Recentemente produzi no IPEA o Relatório de atividades da ASCOM
(assessoria de comunicação). 100% SL. Mandei para a gráfica em PDF,
gerado no scribus e usei as fontes: http://www.linuxlibertine.org/ . A
graica não retornou nada. Nem o pessoal do Editorial.

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/RelatorioAtividadesAscom2011.pdf

Generosidade para a construção de um novo modelo exige que lembremos
como se fazem as coisas e como se chegou aos botões dos mouses, a
fabulosa interface digital. O resto a gente constrói. ou seremos meros
radicais, desconexos do processo cultural no qual estamos inseridos, e
seremos descontruidos por não termos capacidade de diálogo.

Já basta o que o monopólio nos limita, acolha-mos com muita humildade e
sem radicalismo, os que querem se juntar a nós. Ainda que perguntem
vezes, 50 vezes ajudaremos, até que não precisem perguntar. Como não
temos a força do capítal, usemos a força das palavras e dos exemplos.

Paz e bem.

Fred

Em 16-06-2012 22:40, leon prado escreveu:
> [...]
> esse. o problema eh a fidelidade de cores.. vc saber q o que vc ta
> vendo na tela vai sair no resultado final impresso... mas enfim...

  Quer GIMP?

Re: A grande questão - Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Clodi Almeida
Cara  voce falou tudo. naquela epoca do past up, da letraset, do
aerografo, da separação de cores (cromo) realmente se aprendia a
lidar com todo o processo de reprodução grafica, coisa que muita
gente que se inicia hj com computador, desconhece.
naquela epocxa a gente realmente era "obrigado" a saber, ou melhor
aprender tudo que se relacionava com produção grafica.
Valeu de verdade suas explicaçoes sobre o assunto
Em 17/06/2012, às 00:11, Federico Vazquez escreveu:

> [...]
> que perguntem vezes, 50 vezes ajudaremos, até que não precisem
> perguntar. Como não temos a força do capítal, usemos a força das

  Quer GIMP?

Re: Fwd: RES: Re: CMKY

Aurélio A. Heckert
2012/6/16 leon prado <[hidden email]>:
> ..... mas trabalhar em cmyk q eh o mais importante que eh bom nada.. mas
> ta avançando...

Opa Leon, vc inverteu as coisas ou não ficou sabendo de como funciona
o modo de visualização. :-)

"Trabalhar" com CMYK não é novidade no Inkscape já faz um bom tempo,
"Exportar" CMYK (ou finalizar para gráfica) é que ainda precisa de trabalho.

Tanto no GIMP quanto no Inkscape vc pode habilitar o modo de visualização
de um perfil de cores qq (um perfil CMYK, como o ISO Coated), pode usar
o misturador CMYK, ou o misturador do perfil, e assim trabalha realmente
com CMYK e garantir as cores do seu trabalho.

"Mas tudo será registrado em RGB!" Sim, e é aí que entra o separador
do GIMP, como expliquei no e-mail anterior, ou o CMYK Tool indicado
por Luciano. ;-)

Hasta!
 Aurium