novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

12

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Felipe Sanches-2
Extensões de tipografia que eu estou desenvolvendo para o Inkscape 0.49 pra
poder trabalhar melhor junto com o FontForge:

http://understandingfonts.com/blog/2011/11/typography-extensions-in-inkscape-0-49/

happy hacking,
Felipe "Juca" Sanches
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Jonathas Jackson
vo dar uma olhada melhor, o inkscape 0.49 vem com recursos melhorados em
relação a tipografia e a criação de tipos, que é o que mais sentia falta em
relação ao Adobe Ilustrator .
filipe ja pensou em desenvolvar uma extensão que permitisse o usuário
deixar apenas uma camada(ou sub camada) em wireframe/Aramado e/ou Sem
filtros.
.
.
Quando vc ta fazendo o vetor , a depender a complexidade ele fica
mtooooooooo pesada, a solução é o modo de visualização "no filters" e o
"contorno" mas isso atrapalha na visualização da "harmonia" da peça que ta
sendo criada.

Em 16 de novembro de 2011 15:25, Felipe Sanches <juca em members.fsf.org>escreveu:

> Extensões de tipografia que eu estou desenvolvendo para o Inkscape 0.49
> pra poder trabalhar melhor junto com o FontForge:

> [...]

Sobre arte, linux e código-aberto:
http://my.opera.com/jotajackson/blog/
Gostou do blog? se gostou assine nossos Feeds
http://my.opera.com/jotajackson/xml/rss/blog/
.
Deviantart Profile:
http://pretojackson.deviantart.com/
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Felipe Sanches-2
interessante... nunca pensei nisso. Parece uma boa idéia. Quando eu tiver
tempo eu paro e vejo se rola imlementar facilmente isso.

Felipe Sanches

2011/11/16 Jonathas Jackson <[hidden email]>

> [...]
> Sobre arte, linux e código-aberto:
> http://my.opera.com/jotajackson/blog/
> Gostou do blog? se gostou assine nossos Feeds

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Valessio Brito
Ótima ideia Jonathas,  Já pensou em reportar ao Inkscape?  (
bugs.launchpad.net )

Lá tem algumas propostas semelhantes;  Talvez aprimorar; desenhar um
mockup / montagem de como funcionaria isto na interface; talz.. Já
empolga alguém para desenvolver.  :D

Itens possivelmente relacionados:

Outline mode per item - https://bugs.launchpad.net/inkscape/+bug/216948
Make it easy to add a filter effect to a layer -
https://bugs.launchpad.net/inkscape/+bug/512834
Layers dialog enhancements - https://bugs.launchpad.net/inkscape/+bug/170605

--
://ValessioBrito.info
> Comunicação e Tecnologia
mobile: +55 71 VALESSIO

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Elisa Godoy de Castro Guerra
Ola Felipe !

Interessante o sua idea Felipe :)

Nao vejo ainda o mais do seu trabalho comparado ao dialogo SVG font. Porque
nao melhorar ele e veiz de re-inventar ?
- no template glyph do inkscape ja temos um "guideline for baseline".
Adicionar algums para x-height, caps-height, ascender e descender => isso
depende da fonte que queremos desenhar. O seja, o perigo de colocarlo é
perigo que isso formato o designer, nao acha ?
- A idea do "glyph layer" acho mesmo otima. Mais tenho um desejo :) que
temos tambem a possibilidade de ter uma vista globas de todos os types. O
seja, em alguma manera => poder ter os glyph em layer para exportar melhor
e poder ver eles todos num "file". Como se teremos a possibiidade de
distribuirlos de forma regular. Porque o desenho de types tem que ter
unidade visual
- Convertir to SVG font : no dialog SVG fonte ja se pode testar a fonte
diretamente dentro do Inkscape isso é massa, mais forte do Adobe.

Hoje em dia o processo para criar fonte desde Inkscape é melhor comparado
ao fechado illustrator.
Hoje em dia, é mais rapido de criar fonte com o dialogo SVG fonte que com
essa nova extensao. O dialogo actual permite até melhorar o kerning e otros
espaços necessario em uma fonte. Tal vez poderemos informar melhor. So povo
que sabe como criar uma fonte, sabe que tem que pensar a colocar informaçao
de espaço.
Eu gosto da idea de trabalhar junto ao FontForge mais parece obrigatorio
com a sua extençao.
Tem um problema com o dialogo actual : Cuando cria uma fonte com Inkscape,
nao temos preview da fonte na Ubuntu anterior a 11.xx (mais funciona porque
a linha aparece bem no xml e fontforge reconheice a fonte).

Isso tudo descobri cuando escrivimos um livro libre sobre criaçao e
adaptaçao de uma fonte. Escrevemos todo uma parte sobre Inkscape e as
fontes. Veja esse link em francês (desculpa) sobre tudo esse capitulo :
http://fr.flossmanuals.net/fontes-libres/ch025_svg-fonts-dans-inkscape e
http://fr.flossmanuals.net/fontes-libres/ch026_tester-sa-fonte. Ok e em
francês mais tem muitas imagem.

Vou animar o grupo de autor para rememorar-nos todas as ideas que tevimos
para melhorar a criaçao de fonte com Inkscape.

Valeu e bom hacking para você tambem.
--
Elisa
~~~~~~~~~~~~~~

2011/11/16 Felipe Sanches <juca em members.fsf.org>

> Extensões de tipografia que eu estou desenvolvendo para o Inkscape 0.49
> pra poder trabalhar melhor junto com o FontForge:

> [...]
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Jonathas Jackson
olá manolos,
até hj só criei uma font , e foi pelo font-creator, que roda sobre o Wine.
de fato não gostei daquele soft, o font-forge é mais simpático, só precisa
de uma "interface" melhor. vou ver o link da elisa godoy assim que o trampo
aqui me der um tempo.
.
.
valéssio, lembra de mim? foi vc que me passou a comunidade inkscape Brasil
no Orkut . eu criei um tumblr pra isso, pra que agente possa subir mock-ups
ao invés apenas de idéias vazias, vou por um tema simples no tumblr e subir
a primeira idéia, que é a que dei nesse tópico, assim que tiver blz eu
posto o link aqui na esperança  de que mais alguém tenha gostado da idéia.

Em 17 de novembro de 2011 05:54, Elisa Godoy de Castro Guerra <
[hidden email]> escreveu:

> [...]

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Juan Carlos
Olá, Elisa!

Obrigado! O textos de Fontes Libres estão tão bem escritos que consigo
entendê-los até mesmo com o meu francês ruim. Trata-se de um material bem
abrangente sobre a composição tipográfica em Inkscape e FontForge que
destoa da documentação cheia de lacunas que costumo ver por aí.

Não sabia que o Inkscape possuia funcionalidades tão grandes. Agora só
utilizarei o Illustrator quando tiver demanda para trabalhos impressos.

[]s,

Juan Carlos

2011/11/17 Juan Carlos <[hidden email]>

> Olá, Elisa!
>

> Obrigado! O textos de Fontes Libres estão tão bem escritos que consigo
> entendê-los até mesmo com o meu francês ruim.

Otimo :)

> [...]
>

> Não sabia que o Inkscape possuia funcionalidades tão grandes. Agora só
> utilizarei o Illustrator quando tiver demanda para trabalhos impressos.

Boa noticia !

Elisa

> []s,

> [...]
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Valessio Brito
Massa!!!

Lembro sim!  :D

Eu tenho um SVG da interface aqui:
http://valessiobrito.info/projetos/inkscape/ink-ui/

Pode mudar totalmente, fica livre para atualizar;

Sabe usar SVN?  Poderia fornecer acesso a um SVN do InkscapeBrasil.org também;

Quando arranjar um tempo vou migrar coisas que estão aqui:
http://valessiobrito.info/projetos/inkscape/

Tem algumas coisas soltas lá; quiser navegar e atualizar as ideias; rs..

Quando tinha tempo até criava animações de como as coisas poderiam funcionar:
http://vimeo.com/2503097
http://vimeo.com/2511938

:P

> [...]

> Sobre arte, linux e código-aberto:
> http://my.opera.com/jotajackson/blog/
> Gostou do blog? se gostou assine nossos Feeds

mobile: +55 71 VALESSIO

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Gustavo Benedito Reis Costa
Olá pessoal!

Já sabia disso hå muito tempo atrás, antes de vocês terem contado, eu ia
colocar um tutorial no meu blog, mas não preciso, porque eles já criaram. O
problema de FontForge é que ele não funciona no Mac OS X, com o Macports e
PlayOnMac nem com o X11, por isso, coloquei o Ubuntu em triple boot.

Um abraço!

Gustavo Reis
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Clodi Almeida
Falando em Ubuntu pra Mac...qual devo usar? Pode ser instalado na
mesma partição do Mac OS ou em um HD separado?
Em 21/11/2011, às 15:54, Gustavo Benedito Reis Costa escreveu:

> [...]
>  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
>  Quer GIMP?

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Olá Clodi!

Boa noite!

Se você usa o Mac OS X num Macbook ou num PC com processador Intel Core 2
Duo ou Intel Core i5, se você quiser usar o Ubuntu separado do Mac OS X,
pode usar o CD de Mac OS X, para zerar tudo e usar o Utilitário de Disco
para particionar os discos rígidos, dando duas ou três partições (se você
quiser usar o Windows), mas se você quiser usar o Ubuntu dentro do Mac OS
X, use o Virtual Box.

Mas recomendo-lhe a dar as partições dos discos rígidos porque Virtual BOX
nem VMare não reconhece nem lê o processador e a placa de vídeo e descarta
os efeitos mágicos do Ubuntu ou do Mac OS X.

Quando você quiser usar mais o FontForge, sem complicações, vá para o
Ubuntu, e depois volte para Mac OS X, continuar trabalhando com design.
Ubuntu reconhece e lê o disco rígido de Mac OS X e você pode pegar as
coisas de lá.

Se você quiser tentar instalar o FontForge no Mac OS X, vale tentar e
compensar, eis os tutoriais:
1) http://www.typeforge.net/blog/2011/05/23/fontforge-binaries/
2) http://openfontlibrary.org/wiki/How_to_install_FontForge

Se você usa o PC, se você quiser usar o Mac OS X Snow, seu PC precisa ter
processador Intel Core 2 Duo, Core i5, Core i7 e placa de vídeo Intel HD
Graphic ou Graphic Media Accelerator. Siga o tutorial:
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/hackintosh_veja_como_instalar_o_mac_osx_no_seu_pc

O advogado especialista em direito digital disse que não é crime você
instalar e usar o Mac OS X num PC desde que seja original, basta comprar o
CD original de Mac OS Snow Leopard lá de Apple Store Brasil, só por 80
reais.

Boa sorte, Clodi!
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Felipe Sanches-2
Mas se você aceita meu conselho, pule fora de MacOSX proprietário e venha
de uma vez por todas para o mundo do software livre :-)

2011/11/22 Gustavo Benedito Reis Costa <[hidden email]>

> [...]
> instalar e usar o Mac OS X num PC desde que seja original, basta comprar o
> CD original de Mac OS Snow Leopard lá de Apple Store Brasil, só por 80

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Gustavo Benedito Reis Costa
Felipe, quem você dá conselho: eu ou Clodi?
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Clodi Almeida
Uso macintosh desde 1996. Quanto ao fato de abandonar o Mac OS X, nao
se trata de usar um sistema propietario e sim de um sistema realmente
robusto, estável e eficiente. Acredito que asism como eu, nenhum
usuario de Mac OS deixa por causa de outro sistema. Pode ate usar
outro em conjunto , porem largar por outro, com certeza ninguem faz
isto. Mac é um vicio. quando vc usa nunc mais troca por outro. Tenho
curiosidade de usar o Ubuntu junto com o OS X. Mas nao deixo o Mac por
ele nem qualquer outro sistema.

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Gustavo Benedito Reis Costa

> Oi, Clodi, sou igual ao você :-)

Mas use o dual boot, que é melhor que virtualização. Não posso abandonar o
Ubuntu e Linux Mint, ao qual sou fiel há um ano e 2 meses. Sou um novo
usuário de Mac OS X. Seja sincero, Clodi, o que você acha de eu ter Mac OS
X original no meu notebook não-Apple?
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Clodi Almeida
Vale a pena ter. Muita gente hj em dia faz isso, devido a estabilidade
do Mac OS mesmo em uma maquina não Apple. É uma maneira de vc poder
tirar proveito do MAC OS, que como falei antes, volto a frisar,me
desculpem, ainda é o melhor sistema operacional do mundo.
Em 22/11/2011, às 18:55, Gustavo Benedito Reis Costa escreveu:

> [...]
>  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
>  Quer GIMP?

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

com tantos usuários de linux aqui, provavelmente a maior parte vai
discordar quanto ao "melhor SO do mundo" afinal de contas, o melhor é o que
atende melhor a necessidade de cada usuário especifico, usei windows,
kurumin, debian, ubuntu(xubuntu, kubuntu,studio) cheguei a usar um levinhoo
que usa o openbox como ambiente padrão , um amigo meu programador não
abandona o fedora , e confiou nele o bastante pra realizar todas as tarefas
de seu mestrado com esse SO...
.
.
mas o que seria da liberdade de software se nós não tivéssemos liberdade de
escolha? para mim. essa é a verdadeira Liberdade

2011/11/22 Clodi Almeida <[hidden email]>

> [...]

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Nada de fanboyismo, OK? Chega e vamos falar de design e não de comparações
dos SOs e de outras coisas. Aqui não é fórum de discussão entre as
comparações de SOs, hardwares, processadores, placas de vídeos,
computadores, notebooks, etc.

Aqui é o fórum de design, queremos saber das notícias sobre a arte, a
fotografia, o design e como fazemos no Inkscape.

O queremos é o design e não a comparação de SOs.

Gustavo
Um anexo em HTML foi limpo...

novidades para o Inkscape 0.49 + FontForge

Felipe Sanches-2
A questão é que eu só participo ativamente do desenvolvimento do Inkscape
por causa do meu comprometimento com liberdade de software. Mas me
entristece ver que a maioria das pessoas está cagando e andando para
liberdade de software, o que de certa forma me desmotiva a continuar
melhorando o Inkscape :-(

Felipe "Juca" Sanches